Os novos padrões contábeis no Brasil, alinhados às normas internacionais (IFRS), têm aumentado a independência das normas em relação às exigências tributárias. Isso gera um distanciamento entre lucros contábeis e reais, demandando controles adicionais e tornando a apuração tributária mais complexa, com o uso de conceitos contábeis para fins tributários.
A divergência entre o IFRS e a tributação sobre a renda causa tensões devido às diferentes perspectivas conceituais adotadas. O debate sobre eliminar amarras legais na contabilidade, em contraste com a necessidade dessas amarras no contexto tributário, destaca a complexidade da relação atual e a busca por soluções harmônicas.
A criação de um Padrão Nacional de Contabilidade (PNC) é uma proposta para harmonizar práticas contábeis e tributárias, reduzindo a distância entre lucros contábeis e reais. Essa medida promoveria estabilidade, facilitando a adoção de um modelo contábil que atenda às exigências tributárias e comerciais, criando um ambiente mais eficiente e harmonioso.
Galhani Assessoria Contábil
📱 (16) 99773-8774
🌐 www.galhaniassessoria.com.br
📍 Av. Padre Antônio Cezarino, 1070 - Vila Santa Maria (Vila Xavier), Araraquara
•
•
•